X

Digite sua busca e aperte enter

Agência Brasil

Agência pública de notícias, a Agência Brasil mantém, como todos os veículos da EBC, o foco no cidadão e prima pelo interesse público, honestidade, precisão e clareza das informações que transmite. Seus textos e imagens podem ser reproduzidos, desde que citada a fonte, já que seu conteúdo é publicado sob a licença Creative Commons.

Os conteúdos da Agência Brasil são reproduzidos por milhares de sites e veículos impressos de todo o País – e também do exterior, já que parte deles é traduzido para o inglês e o espanhol. A agências tem repórteres em nove capitais: além das redações de Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro, há correspondentes baseados em Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador, Fortaleza, Recife e Manaus. As notícias também começaram a circular fora dos veículos tradicionais. A Agência já tem acordos com a Elemidia, que possui mais de dez mil painéis em elevadores, supermercados e shopping centers, e com a Euromidia, que tem displays em áreas externas.

Também tem acordos com agências estrangeiras, como Lusa, Ansa, Ansur e Sputnik.

História

A Agência Brasil é uma agência pública de notícias criada em 1989, logo após a incorporação da Empresa Brasileira de Notícias (EBN) pela extinta Empresa Brasileira de Comunicação (Radiobras).

Em 2007, com a criação da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), que incorporou a Radiobras, a Agência Brasil passa a integrar o sistema público de comunicação, junto com a TV Brasil, a Radioagência Nacional, as rádios MEC AM e FM, as rádios Nacional AM Brasília, AM Rio, FM Brasília, Nacional da Amazônia e Nacional do Alto Solimões.

Com uma cobertura de temas de impacto no cenário nacional, em áreas como política, economia, cidadania, direitos humanos, pesquisa, inovação, cultura, saúde, educação, esporte e internacional, a Agência Brasil estreou sua cobertura na web em 1996, ao publicar o Serviço de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente – boletim semanal distribuído a assinantes.

Todo o conteúdo da agência de notícias era distribuído via telex até 1997, quando o noticiário da agência passou a ser publicado na íntegra na web, inclusive o material fotográfico. Em 2016, a agência passou a veicular também vídeos.

http://agenciabrasil.ebc.com.br/