X

Digite sua busca e aperte enter

Grupos de Pesquisa

Neste momento inicial, o Centro de Pesquisa da EBC conta com três Grupos de Pesquisas nas regionais Rio de Janeiro e Brasília, e um grupo em formação na regional de São Paulo. Os grupos em funcionamento são os seguintes:

Convergência digital em diferentes plataformas tecnológicas.

Líder: André Barbosa Filho, doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo-USP.  O grupo conta com a participação da professora da Universidade Católica de Brasília, Cosette Castro, doutora em jornalismo e comunicação pela Universidade Autônoma de Barcelona.

O grupo é responsável pelo desenvolvimento do Brasil 4D, modelo de equipamento que permite acesso à televisão digital e permite levar a interatividade digital a famílias de baixa renda, dando acesso a serviços e utilidades públicas. O Brasil 4D foi escolhido pelo Ministério das Comunicações para ser distribuído aos beneficiários do Bolsa Família e recebeu menção honrosa no Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional 2014.

Produção de conteúdo e participação social em comunicação pública

Líder: Joseti Marques Xisto da Cunha, doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ, ouvidora geral a EBC. O grupo realizou 15 encontros nos últimos dois anos. Entre os temas debatidos estão exclusão digital, mídia e poder, migração digital do sinal da TV e o desenvolvimento de aplicativos para participação social em instituições públicas. O grupo foi o responsável por realizar, em 2015, o I Encontro de Pesquisadores da EBC. O evento teve lugar em Brasília, São Paulo e  Rio de Janeiro. Os profissionais da empresa cadastrados como pesquisadores fizeram apresentação das suas pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento, no âmbito das universidades ou na própria EBC.

Comunicação, memória e informação

Líder: Aline Pinheiro Brettas, doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. O grupo iniciou há seis meses um trabalho de pesquisa relacionado à preservação dos acervos da Rádio Nacional do Rio de Janeiro e da antiga TVE. Uma das propostas do trabalho é criar formatos inovadores de programa que permitam ao público acessar os  arquivos de áudio e vídeo de maneira dinâmica e atrativa.