X

Digite sua busca e aperte enter

CNPq aprova o Centro de pesquisa em comunicação pública da EBC

  • 12/05/2016 18h59
A Ouvidora da EBC, Joseti Marques, responsável pelo Projeto do Centro de Pesquisas
A Ouvidora da EBC, Joseti Marques, responsável pelo Projeto do Centro de Pesquisas IMAGEM: Arquivo EBC

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovou, nesta quarta-feira, 11, o pedido de cadastramento do Centro de Pesquisa Aplicada em Comunicação Pública da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no Diretório de Grupos de Pesquisa da instituição. O CNPq é a instituição que fomenta a pesquisa e a capacitação de recursos humanos para as questões de relevância econômica e social, de setores de importância nacional ou regional no país. Como instituto inserido na estrutura de uma empresa gestora de veículos públicos de comunicação, o Centro de Pesquisa da EBC é uma iniciativa precursora na América Latina, segundo apontam levantamentos realizados por consultores especializados.

O projeto de criação de um centro dedicado a pesquisa, desenvolvimento e inovação em comunicação pública é realizado através de convênio de cooperação assinado entre a EBC e a Unesco-Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, e deverá estar concluído até dezembro deste ano. No entanto, o novo centro já recebeu a aprovação do Conselho de Administração (Consad) da EBC e foi incluído no Regimento Interno da empresa.

O coordenador de Comunicação e Informação da Unesco, Adauto Cândido Soares, considera que a criação do centro de pesquisa no âmbito da empresa gestora dos meios públicos vai significar “a ampliação do conhecimento sobre a comunicação pública, seus avanços e desafios”. Ele também afirma que “a pesquisa aplicada poder trazer soluções e contribuir para o desenvolvimento das comunicações no Brasil.”

Em 2014, início dos trabalhos de execução do projeto, a EBC fez uma chamada para identificar, entre os profissionais da empresa, aqueles que teriam titulação, notório saber e interesse em participar do desenvolvimento de pesquisas em todas as áreas da radiodifusão e comunicação pública. A partir daí, formou-se um banco de futuros pesquisadores que conta já com 11 doutores, 57 mestres e 60 especialistas.

Aline Brettas, doutora em Ciência da Informação, trabalha na Gerência Executiva de Acervo e Conhecimento e é líder do Grupo de Pesquisa Comunicação, Memória e Informação. Para ela “o Centro pode contribuir, significativamente, para consolidar a comunicação pública no país, tanto do ponto de vista teórico-conceitual quanto da aplicabilidade, em projetos que visem empreender novas ações na área e aperfeiçoar as já desenvolvidas”.

De acordo com critérios do CNPq, um centro de pesquisa de empresa deve necessariamente contar com participantes de notório saber em sua área de atuação. Para identificar esses profissionais, a EBC contou com a consultoria da Unesco, que fez um levantamento não apenas na EBC, mas também entre os participantes da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP). O projeto prevê a participação dos parceiros da Rede, das emissoras públicas comunitárias de radio e TV, das universidades, entidades representantes dos diversos segmentos da sociedade, centros de pesquisa e empresas de radiodifusão públicas do Brasil e da América Latina. 

A ouvidora-geral da EBC, Joseti Marques, que é a responsável pela gestão e execução do projeto, diz que a inclusão do centro no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq significa o reconhecimento da relevância da comunicação pública para toda a sociedade. “Entendemos que o direito à comunicação é a base para a consolidação dos demais direitos, portanto a comunicação pública deve ser considerada uma tecnologia fundamental para a promoção de desenvolvimento e mudanças sociais. A aprovação, de certa forma, significa esse reconhecimento, porque somos uma empresa que produz e entrega diretamente o resultado do seu trabalho à sociedade”.

O projeto, segundo Joseti, está com quase 70% das atividades previstas realizadas e nesse momento, com a participação da Secretaria Executiva da EBC, estão sendo selecionados consultores da Unesco para a elaboração do regimento interno, modelo de negócios e inclusão do Centro no planejamento estratégico da EBC. A identidade visual e o nome oficial do novo Centro também estão sendo elaborados com a contribuição da Unesco.

O Centro de Pesquisa está descrito como um dos projetos prioritários do planejamento estratégico da EBC.