X

Digite sua busca e aperte enter

Grupo de Estudos da Ouvidoria compartilha conhecimentos e experiências

  • 18/11/2014 17h02
  • Wêdson França
  • Wêdson França
Fonte: Ouvidoria
Primeiro encontro do Grupo de Estudos, em abrilPrimeiro encontro do Grupo de Estudos, em abril

A Ouvidoria da Empresa Brasil de Comunicação-EBC promove encontros periódicos com sua equipe para discutir temas relevantes, que possam contribuir para maior qualificação do trabalho realizado. O objetivo dos Grupos de Estudos (GT) é desenvolver competências em Ouvidoria, Comunicação Pública, aproveitando a diversidade de conhecimentos dos membros da equipe - Comunicação, Administração, Turismo, Psicologia, Direito, Artes Cênicas, Ciências Políticas e Ciências Sociais.

O primeiro encontro do ano, realizado em abril, abordou o Programa Pró-equidade de Gênero e Raça, que tem como meta alcançar a igualdade entre mulheres e homens no mundo do trabalho. A EBC aderiu ao programa para o biênio 2014-2015. Pelo programa, a empresa que atingir suas metas, diminuindo a desigualdade, recebe uma marca de gestão eficiente – o Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça - o que contribui para o reconhecimento de bons resultados na promoção da igualdade racial e de gênero. A iniciativa é da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.

Tiago Martins foi o debatedor e abriu o tema a partir da explicação dos conceitos de gênero, raça, etnia e a evolução histórico-social dos termos. Durante a discussão, os integrantes expuseram casos e experiências vividas e exemplos de superação. Tiago apresentou relatos de práticas preconceituosas no cotidiano da sociedade, o que contribuiu para maior entendimento do assunto. Tiago é coordenador de Monitoramento e Gestão da informação da Ouvidoria da EBC e integrante do comitê de empregados da EBC para avaliação, implementação e gestão do programa na empresa.

O GT reuniu-se também nos dias 27/8, 5/9 e 15/10, para tratar do tema Ouvidoria Interna. Noemi Poconé, psicóloga e responsável pelo atendimento de Ouvidoria Interna da EBC, trouxe para debate o artigo Lugar de Comunicação para os não ditos revelados, de Artur Roman, pós-doutor pela Universidade de Sorbone. Roman é especialista em impactos da pós-modernidade na gestão de empresas. O texto trata das demandas reprimidas dos empregados. De acordo com o autor, a Ouvidoria Interna torna-se “uma instância de acolhimento” e oferece a possibilidade de “detectar, localizar e corrigir descompassos e, se for o caso, acomodar inconveniências” na relação empresa e empregado.

Saiba mais sobre outras atividades desenvolvidas pela Ouvidoria ao longo do ano.