Ouvidoria da EBC participa de congresso na Argentina
- 08/10/2014 18h51
- Wêdson França
- Wêdson França
A Ouvidoria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) participou, entre os dias 14 e 16 de setembro, do primeiro Congresso Latino-americano de Ouvidorias dos Meios de Comunicação, organizado pela Defensoría del Público de Servicios de Comunicación Audiovisual de Argentina, em Buenos Aires. Os debates se centraram nos direitos à comunicação.
A ouvidora geral, Joseti Marques, que representou a Ouvidoria da EBC no evento, apresentou a palestra com o tema Representação de meninos, meninas e adolescentes na TV, dentro do painel As Ouvidorias das Audiências e a Sociedade Civil na proteção dos direitos comunicacionais de grupos historicamente marginalizados.
Outros temas foram apresentados e discutidos no evento, como a imagem da mulher latino-americana nos meios de comunicação, a violência de gênero na televisão, o respeito à diversidade na TV pública, os caminhos para a comunicação cidadã, diálogo com as audiências. Participaram dos painéis especialistas, jornalistas e ouvidores de México, Colômbia, Peru, Equador, Chile, Brasil, Uruguai, Canadá e Argentina.
Durante o encontro, foi criada a Organización Interamericana de Defensores y Defensoras de las Audiencias (OID), com a proposta principal de “fortalecer os laços entre as Ouvidorias das Audiências da América Latina e outras instituições comprometidas com o desenvolvimento da comunicação audiovisual sob a perspectiva dos direitos humanos”.
A Defensora do Público da Argentina, Cynthia Ottaviano, foi eleita para presidir a organização; Joseti Marques foi eleita para integrar o Conselho Diretivo, ao lado de Beatriz Solís Leree (México) e Gustavo Castro Caycedo (Colômbia). Os representantes dos diversos países latino-americanos e também do Canadá assinaram uma carta de intenção para a promoção de “ações em prol da equidade de gênero e para que possam combater a violência contra as mulheres nos meios de comunicação”, através das Ouvidorias públicas de toda a América Latina.
Ainda no congresso, Mara Régia, radialista e apresentadora dos programas Viva Maria e Natureza Viva, na Rádio Nacional de Brasília, foi homenageada por seu trabalho em defesa das mulheres ao longo dos últimos 33 anos. Ela falou sobre “o poder da voz das mulheres”. O Dia Latino-americano da Imagem da Mulher nos Meios de Comunicação é comemorado a cada 14 de setembro, dia em que Mara Régia estreou o Viva Maria, em 1981, e iniciou a luta contra as desigualdades de gênero, utilizando os microfones das rádios públicas.
Acesse aqui o e-book do evento, com os artigos de Joseti Marques, Mara Régia e os demais participantes do Congresso.
Saiba mais sobre outras atividades desenvolvidas pela Ouvidoria ao longo do ano.