X

Digite sua busca e aperte enter

TV Brasil apresenta reportagem sobre desperdício de alimentos

  • 07/12/2016 15h09
  • Gecom


Programa questiona o modo como o Brasil e o mundo têm enfrentado o problema

O Caminhos da Reportagem traça um panorama dos desafios e os esforços empreendidos contra o desperdício de alimentos no país e em escala global nesta quinta (8), às 20h30, na TV Brasil. A matéria especial entrevista pesquisadores e profissionais que atuam no setor para mostrar o que falta para o consumo consciente.

Em 2016, a data de 8 de agosto marcou o “Dia da Sobrecarga da Terra”, ou seja, momento em que a demanda da humanidade por recursos naturais superou o limite de a natureza se regenerar em 12 meses.

A cada ano, a marca é antecipada e 1,3 bilhão de toneladas de alimentos são desperdiçados no mundo, enquanto 800 milhões de pessoas passam fome, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O programa entrevista o engenheiro agrônomo boliviano Alan Bojanic, representante da entidade no país.

Chef de cozinha de restaurante no Rio de Janeiro, Romano Fontanive vai semanalmente ao Centro de Abastecimento do estado (Ceasa-RJ) comprar alimentos frescos e na quantidade ideal para evitar sobras no restaurante.

"Nós, chefs, temos a obrigação de incentivar as pessoas a consumirem o que está na estação, por exemplo", defende. Com doações que recebe de supermercados, Fontanive também produz compotas e transfere a renda obtida com os produtos para o Instituto Casa Viva.

O país conta hoje com uma rede de Bancos de Alimentos, organizações que recebem, selecionam e redirecionam alimentos doados a quem precisa. Em Porto Alegre (RS), a equipe do programa visitou um dos bancos pioneiros, que funciona há 15 anos e já distribuiu mais de 30 milhões de quilos de comida. Os jornalistas da TV Brasil conversam com a nutricionista Luciana Vieira Campos, do Banco de Alimentos da capital gaúcha.

A doação de alimentos no país ainda é cercada de controvérsias. A legislação brasileira inibe a doação, responsabilizando o doador caso a pessoa que recebe o alimento tiver algum problema de saúde decorrente de sua ingestão. No Congresso, projetos de lei tentam mudar este cenário.


Combate ao desperdício no exterior

Na Europa, correspondentes da emissora mostram que o empenho contra o desperdício tem avançado. No início do ano, a França aprovou uma lei que proíbe os supermercados de jogarem fora alimentos não comercializados, mas ainda próprios para o consumo.

Na Alemanha, iniciativas individuais têm feito a diferença. Voluntários chamados foodsavers coletam alimentos que seriam jogados fora e os redistribuem. O país segue a determinação da União Europeia de reduzir pela metade o desperdício na região até 2030. 

"É importante reiterar primeiro que o problema do desperdício é de cada um. Não é um problema só do estado, do governo. É também do povo", afirma Alan Bojanic, representante da FAO para o Brasil, chamando a sociedade civil a se engajar nessa luta.

Serviço
Caminhos da Reportagem – quinta-feira (8), às 20h30, na TV Brasil.