Sambista Fabiana Cozza analisa relacionamentos abusivos no Estação Plural
- 09/12/2016 14h40
- Gecom
Atração da TV Brasil também debate a importância do trabalho na vida das pessoas
O programa Estação Plural recebe a cantora paulista Fabiana Cozza, uma das maiores intérpretes brasileiras de samba, para uma entrevista com Mel Gonçalves, Ellen Oléria e Fefito nesta segunda (12), às 22h, na TV Brasil.
No primeiro bloco a conversa é sobre relacionamentos abusivos. O trio de apresentadores discute com a convidada as formas de perceber o abuso em uma relação e as alternativas para sair dessa situação.
"Suportar o abuso tá dentro da cultura do machismo, dentro de uma forma muito forte, muito cruel. A mulher vai aguentando porque existe uma culpa já introjetada nessa história toda. As mulheres sofrem muito o abuso desde pequena com seu pai, seu irmão, seu marido", opina a artista.
O Estação Plural ouve a psicóloga Raquel Silva Barreto que traz orientações sobre o tema. "É muito difícil você reconhecer um relacionamento abusivo até porque ele começa de um modo muito sutil. Os sinais seriam controle, possessividade e ciúme que sobressai", enumera a especialista.
"O parceiro ou a parceira também colocam o outro pra baixo, querem persuadir, manipular e começam a ter mudanças mais bruscas de humor. E tem a violência sexual também ligada a esse abuso", completa a psicóloga.
Em seguida, o bate papo é sobre salto alto, acessório que séculos atrás era usado por homens e ao longo dos anos acabou se transformando numa peça de elegância e sensualidade feminina.
No desafio Aurélia, a cantora busca descobrir o sentido da expressão "copo d'água" na linguagem pajubá. No quadro, os entrevistados do programa tentar adivinhar o significado de termos do universo LGBT.
Já no último bloco, Fabiana Cozza, Mel, Ellen e Fefito falam sobre o trabalho na vida das pessoas. "Às vezes, por exemplo, eu chego numa ideia de figurino, distraidamente no cinema. Esse momento da distração não é o trabalho, mas vai me ajudar a compor o trabalho. Tem um livro muito interessante do pensador italiano Domênico De Masi sobre o ócio criativo", recomenda a cantora.
"Os europeus fazem isso muito bem. Você trabalha e tem um tempo bem mais longo que o nosso pra almoço. O lazer faz parte também e influencia na sua produtividade", afirma Fabiana Cozza.
Apresentado às segundas, às 22h, pela TV Brasil, o Estação Plural tem horários alternativos na grade da emissora. A atração também vai ao ar nas ondas do rádio.
Pela Rádio Nacional FM de Brasília, o ouvinte acompanha o bate-papo às sextas, às 23h. Já a Rádio Nacional AM de Brasília transmite o programa aos sábados, às 11h, enquanto a Rádio MEC AM do Rio de Janeiro aos sábados, às 23h.
Serviço
Estação Plural – segunda-feira (12), às 22h00, na TV Brasil
Estação Plural – segunda (12) para terça-feira (13), à 1h45, na TV Brasil
Estação Plural – sábado (17) para domingo (18), à 1h00, na TV Brasil
Estação Plural – sexta-feira (16), às 23h, na Rádio Nacional FM de Brasília.
Estação Plural – sábado (17), às 11h, na Rádio Nacional AM de Brasília.
Estação Plural – sábado (17), às 23h, na Rádio MEC AM do Rio de Janeiro.