X

Digite sua busca e aperte enter

Filme de Joel Zito Araújo aborda a exploração sexual

  • 12/12/2016 14h18
  • Gecom

 


Documentário analisa contexto que envolve jovens de vários países

 
O documentário "Cinderelas, lobos e um príncipe encantado" do cineasta Joel Zito Araújo denuncia o grave problema relacionado à exploração sexual na sessão Cine Nacional desta quarta (14), às 22h, na TV Brasil. 

Premiado no país e no exterior, o longa "Cinderelas, lobos e um príncipe encantado" traça um panorama sobre o problema no país e no exterior. O diretor viaja pelo nordeste brasileiro e pela Europa, em países como Itália e Alemanha, para entender os imaginários sexuais, raciais e de poder das jovens cinderelas do sul e dos lobos do norte.
 
De acordo com a produção, cerca de 900 mil pessoas são traficadas pelas fronteiras internacionais a cada ano exclusivamente para fins de exploração sexual. Crianças vítimas de abusos como a pornografia ou turismo sexual alcançam a marca de 1,8 milhões no mundo.
 
Apesar de todos os perigos, jovens mulheres brasileiras ao entrar no mundo do turismo sexual acreditam que vão mudar de vida e sonham com o seu príncipe encantado. Uma minoria até consegue encontrar um grande amor e casar.
 
O cineasta discute o sonho de cinderela de várias mulheres brasileiras que buscam encontrar um marido europeu. Muitas migram e se tornam dançarinas em apresentações de ritmos ligados ao Brasil. Sem estudo ou formação profissional, outras se transformam em prostitutas. Mas, uma minoria consegue criar o seu final feliz.
 
O documentário "Cinderelas, lobos e um príncipe encantado" conquistou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Diretor na votação do público do Festival Iberoamericano de Sergipe (Curta-SE 9). No Festival de Brasília, o longa ganhou Menção Honrosa, mesmo reconhecimento oferecido pelo Júri da Mostra Vidas na Tela de Natal. A produção foi considerada o Melhor Documentário também na votação do público.
 
 
Ficha Técnica
Ano: 2008. Gênero: documentário. Direção: Joel Zito Araújo. Inédito. Duração: 108 min. Classificação indicativa: 16 anos.
 
Serviço
"Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado" – quarta (14), à 22h, na TV Brasil