X

Digite sua busca e aperte enter

Festival de Música marca os dez anos da Rádio Nacional do Alto Solimões

  • 15/12/2016 08h05
  • Gecom
Rádio Nacional do Alto Solimões
Rádio Nacional do Alto Solimões IMAGEM: Arquivo pessoal/Rachel Melão

Nesta quinta-feira, 15 de dezembro, a Rádio Nacional do Alto Solimões comemora dez anos. Para marcar a data, a emissora preparou uma programação especial. Ao longo do dia e durante a sexta-feira (16), historiadores, artistas e ouvintes entrarão no ar para ajudar a contar a história da única rádio brasileira de Tabatinga, município do Amazonas. Para encerrar as comemorações, no sábado (17) será realizada a quarta edição do Festival de Música local.

“O aniversário da Alto Solimões é uma data muito importante para nós. Durante esses anos, conquistamos a credibilidade e a confiança do ouvinte. É muito bom poder unir essa comemoração com mais uma edição do Festival. Teremos aqui, a partir das 13 horas do sábado, os finalistas apresentando as suas músicas. O vencedor será escolhido por júri formado por um brasileiro, um colombiano e um indígena. Isso representa bem o que é a nossa rádio”, explica Miss Lene Ferreira, coordenadora da rádio.

Criada em 15 de dezembro de 2006, a Rádio Nacional Alto Solimões surgiu com o objetivo de se tornar a principal ponte de comunicação e fonte de informação da população. Composta por oito funcionários, entre produtores e apresentadores, produz, em média, 40 horas semanais de programação própria. “O nosso compromisso é levar informação para os nossos ouvintes, principalmente sobre a cultura e as comunidades locais. Devido à nossa localização, na região da tríplice fronteira, alcançamos os nove municípios da região (Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí, Santo Antônio do Içá, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tocantins) e ouvintes no Peru e na Colômbia”, conta Miguelzinho Martins, gerente da rádio.

No ar 24 horas, a Alto Solimões, além dos programas Alô Fronteira, Repórter Solimões, Recados, Boa Noite Solimões, Sentinela da Fronteira, Solimões em Destaque e Tarde Cabocla, fica ligada em rede com a Rádio Nacional da Amazônia. A finalidade, segundo Valter Lima, gerente executivo de Programação de Rádio, é promover uma troca de informações entre as diversas regiões do País. Há um mês, por exemplo, a equipe tabatinguense participa diariamente do programa Revista Brasil, na Rádio Nacional AM.

Profissionais da Rádio Nacional do Alto Solimões
Profissionais da Rádio Nacional do Alto Solimões IMAGEM: Arquivo pessoal/Rachel Meão

“A notícia não pode ser tutelada. Todos têm direito à informação. Então, estamos ajudando a promover essa importante mistura de notícias e de cultura. Temos, hoje, o Rio de Janeiro recebendo notícias das aldeias indígenas e as aldeias indígenas sabendo mais sobre o tão famoso carnaval carioca. Estamos com um formato bacana e diferente”, conta Valter.

A iniciativa tem rendido reconhecimentos tanto para a equipe de Brasília como para a de Tabatinga. “Recebemos depoimentos de ouvintes revelando que antes eles tinham apenas como fonte de notícia os telejornais da noite. As informações que abordávamos aqui, na Rádio Nacional, ampliando o leque de informação, não eram repassadas para lá”, completa Valter Lima.

A Rádio Nacional Alto Solimões opera nas frequências AM 670 Khz e FM 96,1 MHz. Pode ser ouvida também em http://radios.ebc.com.br/nacionalaltosolimoes.