X

Digite sua busca e aperte enter

Festas Juninas da região Nordeste são tema da série Expresso Sul

  • 02/12/2016 16h33
  • Gecom


Produção observa os extremos entre tradição e espetáculo na região do Brasil onde as festas juninas têm o maior público do país

Nesta  terça (6), às 21h30, a série Expresso Sul aborda a Festa Junina do Nordeste enquanto patrimônio cultural do Brasil, especialmente as festividades de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB). Composta por 36 documentários, a produção retrata celebrações típicas de seis países da América do Sul: Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Uruguai e Bolívia. 

Embora comemoradas nos quatro cantos do Brasil, as festas juninas da região Nordeste são especialmente expressivas. O título de “principal Estado das festas de junho” é bastante disputado entre baianos, pernambucanos e paraibanos. A maior rivalidade, no entanto, está no eixo Caruaru-Campina Grande, em Pernambuco e Paraíba, respectivamente.

O mês de junho é o momento de se fazer homenagens aos três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. De acordo com historiadores, a festividade foi trazida para o Brasil pelos portugueses, ainda durante o período colonial.

A série Expresso Sul – que apresenta celebrações regionais de países sul-americanos – faz um giro por diversas regiões do país e traça um panorama dessa festa tipicamente brasileira.

Ficha técnica
Ano: 2014. Gênero: documentário. Direção e roteiro: Herbert Henning. Duração: 26 min. Classificação indicativa: livre.

Serviço
Expresso Sul – terça (6), às 21h30, na TV Brasil.