X

Digite sua busca e aperte enter

Façanha de José Telles da Conceição nos Jogos de Helsinque é lembrada na TV Brasil

  • 09/12/2016 14h20
  • Gecom


Documentário traça um panorama sobre a inédita conquista do bronze olímpico no salto em altura

A produção "De Olaria a Helsinque: a História de um Salto" é o documentário programado para a série Memória do Esporte Olímpico Brasileiro deste sábado (10), às 12h30, na TV Brasil. Dirigido por André Klotzel, o filme busca conceder o devido reconhecimento ao velocista e saltador José Telles da Conceição, primeiro brasileiro a obter uma medalha olímpica no atletismo.

No dia 20 de julho de 1952, nos Jogos Olímpicos de Helsinque, o competidor brasileiro alcançou a marca de 1,98m no salto em altura e conquistou uma inédita medalha de bronze, tornando-se, assim, o primeiro representante do atletismo nacional a subir ao pódio.

O documentário lembra que o triunfo de José Telles da Conceição foi ofuscado pela conquista do ouro no salto triplo por Adhemar Ferreira da Silva na mesma edição das Olimpíadas.

Três anos depois do feito, em 1955, José Telles ganhou o bronze em duas provas dos Jogos Pan-Americanos da Cidade do México: 200 metros rasos e salto em altura.


Ficha Técnica
Ano: 2012. Gênero: documentário. Direção: André Klotzel. Duração: 26 min. Classificação Indicativa: Livre

Serviço
Memória do Esporte Olímpico Brasileiro – "De Olaria a Helsinque: a História de um Salto" – sábado (10), às 12h30, na TV Brasil.