X

Digite sua busca e aperte enter

Dupla baiana Antônio Carlos e Jocafi conta sua trajetória na MPB

  • 12/12/2016 14h18
  • Gecom


Artistas recordam obras que entraram na história no cancioneiro nacional

Dedicado à dupla formada pelos baianos Antônio Carlos e Jocafi, o segundo episódio da série História das Canções vai ao ar nesta quarta (14), às 20h30, na TV Brasil.

Juntos desde 1969, os artistas relembram músicas de sucesso com "Opus 2" (Você abusou), "Mais que doidice", "Dona Flor e seus dois maridos", além de "Nas curvas do teu corpo", feita em parceria com Wando.

Antônio Carlos e Jocafi conquistaram reconhecimento a partir dos Festivais da Canção. Os cantores abrem o programa com a música "Desacato", que se classificou em segundo lugar na competição de 1971. “Estávamos com medo de tirar o primeiro lugar, pois isso representava uma vaia terrível como aconteceu com Tom Jobim e Chico Buarque”, lembra Jocafi.

História das Canções conta com participações especiais de artistas de diferentes segmentos que cantam e tocam junto com Antônio Carlos e Jocafi. Mariene de Castro, Bruno Gouveia e o grupo Bossa Cuca Nova fazem reverência ao talento da dupla.

Conterrânea dos compositores e expoente nome do samba, Mariene de Castro fala das raízes afro-brasileiras. "Eles trazem essa força da Bahia e isso foi muito importante para a construção de tudo que faço", destaca.

Já Bruno Gouveia, vocalista do Biquini Cavadão, topou imediatamente o convite e ainda revela que sempre teve a vontade de cantar "Toró de Lágrimas". "O que me chamou a atenção ao pegar a letra recentemente foi perceber que ela falava de um amor programado por computador. Em 1974? Como pode esse negócio?", diverte-se o cantor.

O grupo Bossa Cuca Nova traz músicos representantes da cena drum’and’bass. Os artistas apresentam uma releitura contemporânea para um dos maiores clássicos da dupla. “Tudo que acontece na vida das pessoas já existe. A gente só pescou no ar.”


Dupla fala sobre o trabalho de uma vida

O programa exibido pela TV Brasil resgata a história dessa parceria de longos anos em que na maioria das canções Jocafi é autor da melodia enquanto Antônio Carlos faz as letras. Toinho, como é chamado pelo parceiro, recebe dele também admiração pela cumplicidade que adquiriram com o tempo.

Os artistas rememoram o episódio da composição da música "Opus 2 (Você abusou)", em que Jocafi compôs a melodia após uma dolorosa separação e deixou para Antônio Carlos inserir a letra. “Você que sofre e eu que faço a letra, isso é muito bonito”, brinca. Segundo Antônio Carlos, as inspirações para as canções estão por aí, elas já nascem prontas, o que eles fazem é captar esse momento.

A obra da dupla é marcada pelo brasileirismo rítmico, pela atemporalidade musical e pela simplicidade de sua poesia que são reflexos do carisma e do jeito simples e bem-humorado dos artistas.

Jorge Amado tem grande importância na carreira dos músicos. Além de amigo pessoal de Antônio Carlos, seus personagens e livros serviram de inspiração para várias das canções, como por exemplo "Jubiabá" e "Jesuíno Galo Doido", além de "Dona Flor e seus dois maridos", obras relembradas no episódio.

Antônio Carlos e Jocafi possuem inúmeras músicas incluídas em trilhas sonoras de novelas, como em "Lúcia Esparadrapo" e "Hey Shazan". Eles admitem que isso colaborou para ampliar a popularidade do seu trabalho.

Serviço
História das Canções – quarta-feira (14), às 20h30, na TV Brasil.