Documentário resgata brilhante trajetória do mesa-tenista Claudio Kano
- 01/12/2016 14h44
- Gecom
Produção reúne depoimentos de amigos como Hugo Hoyama, Aurélio Miguel e Oscar Schmidt
A TV Brasil exibe o filme "Brilho imenso, a história de Cláudio Kano", documentário sobre o humilde e carismático mesa-tenista na série Memória do Esporte Olímpico Brasileiro deste sábado (3), às 12h30.
Dirigida por Denis Kamioka, a produção apresenta animações estilo mangá japonês. Para contar a história do saudoso mesa-tenista, o documentário reúne depoimentos emocionantes de personalidades como o ex-judoca Aurélio Miguel e o ex-jogador de basquete Oscar Schmidt, de parentes e amigos de Cláudio Kano.
"Foi meu companheiro de Olimpíada. Eles competiu duas em que joguei também. Você defender seu país é a coisa mais admirável que existe pra mim. Era uma pessoa linda. Uma pena não estar mais conosco", lembra o cestinha.
Claudio Kano participou de dois Jogos Olímpicos: Seul em 1988 e Barcelona em 1992. O atleta teve sua carreira interrompida em um acidente automobilístico um dia antes de embarcar para o Canadá, onde faria sua última etapa de preparação para os Jogos de Atlanta em 1996.
Um dos participações mais emocionantes é a do amigo e mesa-tenista Hugo Hoyama. A rivalidade e parceria nas duplas impulsionou o esporte do Brasil. "A gente estava muito animado. Ele dizia que provavelmente a participação em Atlanta seria a última", explica o experiente atleta.
Estudioso e detalhista, Kano começou a praticar o tênis de mesa com apenas 9 anos de idade. Dono de um estilo único de jogo, Claudio conquistou 12 medalhas em Pan-Americanos, sendo sete de ouro. Ele não chegou a ser um medalhista olímpico, mas sua trajetória reúne elementos muito especiais, que revelam o perfil não só de um grande atleta, mas de um verdadeiro ídolo.
Ficha Técnica
Ano: 2012. Gênero: documentário. Direção: Denis Kamioka. Duração: 26 min. Classificação Indicativa: Livre
Serviço
Memória do Esporte Olímpico Brasileiro – "Brilho imenso, a história de Cláudio Kano" – sábado (3), às 12h30, na TV Brasil.