Brasil Adentro encerra temporada com a música contemporânea do Pará
- 28/11/2016 15h40
- Gecom
Série exibida pela TV Brasil apresenta os estilos musicais populares do estado
No último episódio da série Brasil Adentro, o apresentador e diretor Charles Gavin traça uma panorâmica da cena atual da música paraense na edição desta quarta (30), às 20h30, na TV Brasil. O programa recebe artistas de todas as idades que representam estilos e gêneros diferentes.
Gavin entrevista uma grande variedade de personalidades que ajudam a promover o estado como Coletivo Rádio Cipó, Dona Onete, Felipe Cordeiro, Lia Sofia, Lu Guedes, Marco André, Mestre Laurentino e Na Figueiredo.
Durante o papo, Felipe Cordeiro busca esclarecer porque o Pará está em evidência hoje em dia e alcança outros polos culturais do país. "Desde os anos 1970 a produção daqui é muito forte e vigorosa. Sempre funcionou um pouco restrita, do ponto de vista da mídia", avalia o músico.
"Acho que tem um interesse da mídia dos anos 1990 para cá. Aflorou essa necessidade de se reinventar, descentralizar e se reconhecer enquanto brasileiro fora do eixo que se consagrou, comenta Felipe que é filho do produtor e compositor Manoel Cordeiro, um dos ícones da sonoridade paraense.
"Musicalmente, acho que a deixa foi o manguebeat. O brasileiro se tocou para isso. Antes era muito centralizado e etnocêntrico. Isso tem a ver com o processo de descentralização da informação e quebra do mercado fonográfico também", reflete o artista.
Serviço:
Brasil Adentro – quarta-feira (30), às 20h30, na TV Brasil.