X

Digite sua busca e aperte enter

Nota de pesar

  • 11/02/2014 15h10

O Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação vem a público manifestar seu pesar e prestar solidariedade à família e aos amigos do cinegrafista Santiago Andrade, profissional da TV Bandeirantes, atingindo na cabeça no último dia 6 por um rojão disparado em meio aos protestos contra o aumento da tarifa de ônibus, na cidade do Rio Janeiro. 

Santiago foi ferido durante o exercício de suas funções profissionais e nós, conselheiros e conselheiras de uma empresa pública de comunicação recebemos consternados o anúncio da morte do profissional. Engrossamos o coro dos que esperam que a morte seja apurada e os responsáveis punidos, mas lembramos que em situações de conflito, como vem se configurando as manifestações de rua no Brasil, a responsabilidade pela segurança dos profissionais de imprensa não deve estar restrita à ação dos órgãos de segurança pública ou ficar a mercê da sobriedade e habilidade de manifestantes isolados ou em grupo. A segurança de trabalhadores e trabalhadoras que trabalham pela informação e pela livre expressão dependem também das medidas de segurança adotadas pelas empresas onde atuam e que vem enviando profissionais para esse tipo de cobertura jornalística sem os devidos equipamentos de segurança. Esse foi o caso de Santiago. 

Reforçamos o clamor pela redução da violência nos conflitos, mas pedimos a atenção das autoridades para que os atos organizados pela sociedade não sejam criminalizados e que as forças de segurança atuem com o profissionalismo adequado para o momento, envidando esforços para que a integridade e a vida das pessoas sejam preservadas. 

 

Fonte: Conselho Curador da EBC