X

Digite sua busca e aperte enter

Conselho aprova alterações no Plano de Trabalho 2013 e pede antecipação do próximo planejamento

  • 28/02/2013 19h01

Os membros presentes na 43ª Reunião Ordinária do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) aprovaram as alterações feitas no Plano de Trabalho 2013. Após críticas levantadas na primeira apresentação do documento (saiba mais aqui), a Diretoria da EBC entregou ao Conselho anexos referentes à sua política de conteúdos para a TV e rádios, além de um planejamento de marketing.

Os apêndices foram ratificados pelo Pleno ontem, dia 27. Os conselheiros esclareceram, porém, que a aprovação ficava atrelada à realização de reuniões de prestação de contas das ações previstas no documento deste ano e para discussões sobre o planejamento de 2014. “Houve progresso na elaboração do Plano de Trabalho, mas acho que no próximo ano devemos ter outra sistemática e acompanhar a produção, o que já foi definição consensual desde nossa última reunião”, explicou o conselheiro Daniel Aarão.

Novas considerações
Aarão pontuou ainda problemas que não foram resolvidos no novo documento, a despeito de suas considerações na reunião anterior do colegiado. Para ele, é preciso um maior detalhamento das parcerias que a EBC mantém com veículos regionais. “Deveríamos programar uma grande reunião nacional com parceiros, potencializar o marketing, intercambiar com eles. E isso deveria estar previsto no Plano”.

Outra questão levantada pelo conselheiro foi a medição da audiência. Ele lembrou que o colegiado já realizou um Roteiro de Debates sobre o assunto e que a conclusão a que se chegou foi a de que estatísticas do Ibope não são as melhores para avaliar a comunicação pública. “Temos que gestar uma nova metodologia de medição de audiência. A quantas andamos com isso? Qual o calendário? Não está no Plano”, disse.

Ele chamou atenção, mais uma vez, para as diretrizes do jornalismo da empresa. Segundo o historiador, o Plano não define que o jornalismo da TV pública será diferencial, trará o contraditório, o polêmico. “Isso é consenso em nossas reuniões, mas não aparece no Plano como determinação”. Além disso, cobrou informações sobre a gestão do operador de rede, afirmando que a Diretoria da EBC precisa mobilizar a frente parlamentar ligada ao assunto, a academia e outros setores da sociedade. “O Conselho Curador pode se tornar um polo de mobilização desse tema, porque isso precisa estar em mãos públicas”.

Outra preocupação presente na fala do conselheiro, compartilhada também pelos colegas Sueli Navarro e Mário Jakobskind, foi a falta de uma política clara para a cobertura da América Latina. “Precisamos aumentar a aproximação com nossos vizinhos. É preciso avançar, ter audácia, coragem política em relação à cobertura de temas que não saem em outros meios, com um noticiário internacional que privilegie parcerias com meios públicos”, afirmou Jakobskind.

A jornalista Sueli Navarro enfatizou que notícias pontuais não resolvem, a América Latina precisa estar na pauta diária. “Nós conhecemos o caminho da notícia: ela sai dos latinos, vai pro Estados Unidos e volta para nós. Estamos colados neles, mas a notícia não vem direto”, explicou.

Nereide Beirão, Diretora de Jornalismo, se comprometeu a fazer um levantamento da cobertura da América Latina e dos debates com contraditório que as emissoras da EBC já realizaram para análise do Conselho.

Planejamento de Marketing
Sobre o Planejamento de Marketing apresentado, o conselheiro José Antonio Martins considerou o trabalho muito bem feito, propondo a criação de grupos de trabalho que discutissem ações estratégicas não contempladas pelo documento.

Guilherme Strozi, representante dos funcionários da empresa no colegiado, concordou com Martins sobre a qualidade do planejamento, ressaltando a importância da disponibilização da grade de programação dos veículos da EBC. “Pela primeira vez temos um detalhamento da grade, e era algo que os funcionários cobravam, mas não foram descritas as estratégias para captação de recursos internos”, disse.

Em relação às demandas das Câmaras Temáticas, a conselheira Ana Veloso, relatora da Câmara de Direitos Humanos e Cidadania, afirmou que estas não foram respondidas completamente: “a temática dos Direitos Humanos não aparece como prioridade detalhada, apenas como um compromisso, e isso nós já sabemos que a empresa tem”.

Além disso, a conselheira disse que no novo documento continuaram sem explicitação as parcerias com secretarias e ministérios, as metas para implantação da Escola Nacional de Comunicação Pública, a estratégia de captação de recursos para o rádio e a previsão para implementação de recursos de acessibilidade na programação. “Fiquei feliz ao ver cronogramas especificados, mas há várias ações que não estão assim”, disse.

A conselheira Maria da Penha lembrou também que nas reuniões da Câmara de Direitos Humanos havia proposto um curso de capacitação dos jornalistas da casa para escreverem sobre violência doméstica e que isso não foi resgatado como proposta da Câmara para o plano Plano de 2013. Feita essa ressalva, a conselheira sugeriu a inclusão da proposta. “Gostaria que esse curso fosse incluído, para que tivéssemos na EBC, verdadeiramente, uma comunicação igualitária”, pediu.

Aprovação do calendário
Na ocasião, o Pleno deliberou também a aprovação do seu calendário de atividades para o primeiro semestre de 2013. Confira abaixo:
20 de Março: Roteiro de Debates “O Modelo Institucional da EBC e as relações com o Governo Federal”;
15 e 16 de Abril: Primeiro seminário do Conselho, com o tema “Conselho Curador da EBC 5 anos: Desafios para uma gestão democrática e participativa”;
17 de Abril: 44ª Reunião Ordinária do Conselho Curador;
15 de Maio: Audiência Pública sobre Direitos Humanos, em parceria com a Comissão da Verdade.
26 de Junho: 45ª Reunião Ordinária do Conselho e Roteiro de Debates: “O Jornalismo da EBC”.

Confira abaixo os documentos e apresentações da 43ª Reunião do Conselho Curador:
- Plano de Trabalho 2013
- Anexo ao Plano de Trabalho 2013 para Rádio
- Anexo ao Plano de Trabalho 2013 para Televisão
- Plano de Marketing EBC
- Relatório da Ouvidoria de 2012
- Relatório da Ouvidoria de janeiro de 2013

Fonte: Secretaria Executiva do Conselho Curador