Conselho Curador planeja ampliar diálogo com a sociedade em 2013
- 14/12/2012 16h48
Em sua 41ª Reunião Ordinária, no último dia 12, o Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) aprovou o calendário de suas atividades para o próximo ano. Os eventos preveem uma maior participação da sociedade nas discussões do colegiado. Além das audiências públicas, a população terá a oportunidade ampliar sua interlocução com os conselheiros durante Roteiros de Debates e reuniões das Câmaras Temáticas.
“Vamos abrir um espaço para ouvir organizações da sociedade durante as reuniões das Câmaras Temáticas. Assim, podemos ouvir demandas específicas e acompanhá-las de perto. Acho que é uma boa solução”, explicou a presidenta do Conselho, Ana Fleck.
As Câmaras são grupos compostos pelos conselheiros, que têm o objetivo de avaliar o conteúdo e a linha editorial de áreas específicas da Empresa, indicando diretrizes para discussão e deliberação do pleno do Conselho. Elas são dividas em seis áreas: Infanto-Juvenil; Jornalismo e Esportes; Cultura, Educação, Meio Ambiente e Ciência; Cidadania e Direitos Humanos; Cinema, Documentário e Dramaturgia; e Rádio. (Saiba mais clicando aqui). A última reunião das Câmaras aconteceu no mesmo dia, 12, também na sede da EBC.
Além disso, no próximo ano, o colegiado continuará suas rodadas do Roteiro de Debates, momento pensado para criar pontes entre os conselheiros e setores da sociedade como a academia, especialistas e organizações ligadas à comunicação. O primeiro Roteiro irá abordar o modelo institucional da EBC e as relações com o Governo Federal, além de trazer mais uma vez o tema do rádio para a mesa.
Abordado na primeira parte da 41ª Reunião Ordinária, com a presença dos convidados Carlos Eduardo Esch e Nélia Del Bianco, do Observatório de Radiodifusão Pública da América Latina, e Octavio Pierante, representante do Ministério das Comunicações, o rádio foi analisado sob suas perspectivas futuras no Brasil e na EBC.
Como os aspectos da problemática não foram esgotados, a mesa decidiu continuar a discussão em seu próximo Roteiro. A sugestão é que o debate também discorra sobre a exibição de músicas de concerto na programação das emissoras da EBC e que esteja aberto para a contribuição de organizações sociais, que sugeriram a abordagem do tema ao Conselho em novembro deste ano. (Veja aqui a carta de solicitação). Para acolher suas contribuições, as Câmaras Temáticas deverão receber os representantes dessas organizações antes do debate no Pleno.
Ainda na agenda de 2013, está previsto o seminário “Conselho Curador da EBC 5 anos: desafios para uma gestão democrática e participativa”. Serão três dias de atividades que servirão como um momento de reflexão e qualificação da atuação do Conselho. Os participantes abordarão temas como o papel dos conselhos no fortalecimento da democracia, as atividades dos conselheiros, entre outros. Na ocasião, os membros do órgão pretendem abrir o debate com a sociedade novamente, dessa vez, para receber opiniões sobre o formato de consulta pública para escolha de novos conselheiros.
Além disso, a mesa propôs a realização de uma Audiência Pública em conjunto com a Comissão Nacional da Verdade, da Casa Civil, que abordaria o tema dos Direitos Humanos na programação dos meios públicos de comunicação.
Para dar prosseguimento às deliberações das últimas Audiências, realizadas em Recife, Marabá e Porto Alegre, os conselheiros se dividiram em grupos de trabalho e elegeram relatores para cada um deles durante a reunião. A ideia é valorizar as sugestões dos participantes e fazer valer a opinião da sociedade frente às políticas que serão implantadas pela EBC futuramente.
Plano de Trabalho EBC
Foram discutidos, ainda, assuntos internos previstos em pauta como o Plano de Trabalho da Empresa para 2013 e a estrutura do Comitê de Programação e Rede, da Diretoria de Jornalismo e da Gerência de Pesquisa da EBC. A Empresa se comprometeu a enviar em tempo hábil para apreciação do Conselho em sua primeira reunião de 2013, que acontecerá no dia 30 de janeiro, a primeira versão do seu Plano de Trabalho e a Política de Parcerias da EBC, já alterada com as ponderações do colegiado.
Estiveram presentes na reunião a presidenta, Ana Fleck, as conselheiras Maria da Penha, Sueli Navarro, Ima Vieira e Ana Veloso e os conselheiros Guilherme Strozi, Paulo Derengoski, Mário Augusto Jakobskind, Daniel Aarão, João Jorge Rodrigues, Murilo César Ramos e Takashi Tome. O diretor-Presidente da EBC, Nelson Breve, o diretor-Geral, Eduardo Castro, a diretora de Jornalismo, Nereide Beirão, o diretor de Produção, Rogério Brandão, e o Diretor Internacional, Otoni Fernandes, também participaram dos debates.
Confira aqui a Galeria de Fotos da Reunião e do Roteiro de Debates realizados em 12 de dezembro.
Faça o download abaixo das apresentações usadas durante o Roteiro de Debates:
Apresentação do superintendente de Rádio da EBC, Orlando Guilhon
Fonte: Secretaria Executiva do Conselho Curador