X

Digite sua busca e aperte enter

Conselho Curador planeja ampliar diálogo com a sociedade em 2013

  • 14/12/2012 16h48

Em sua 41ª Reunião Ordinária, no último dia 12, o Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) aprovou o calendário de suas atividades para o próximo ano. Os eventos preveem uma maior participação da sociedade nas discussões do colegiado. Além das audiências públicas, a população terá a oportunidade ampliar sua interlocução com os conselheiros durante Roteiros de Debates e reuniões das Câmaras Temáticas.

“Vamos abrir um espaço para ouvir organizações da sociedade durante as reuniões das Câmaras Temáticas. Assim, podemos ouvir demandas específicas e acompanhá-las de perto. Acho que é uma boa solução”, explicou a presidenta do Conselho, Ana Fleck.

As Câmaras são grupos compostos pelos conselheiros, que têm o objetivo de avaliar o conteúdo e a linha editorial de áreas específicas da Empresa, indicando diretrizes para discussão e deliberação do pleno do Conselho. Elas são dividas em seis áreas: Infanto-Juvenil; Jornalismo e Esportes; Cultura, Educação, Meio Ambiente e Ciência; Cidadania e Direitos Humanos; Cinema, Documentário e Dramaturgia; e Rádio. (Saiba mais clicando aqui). A última reunião das Câmaras aconteceu no mesmo dia, 12, também na sede da EBC.

Além disso, no próximo ano, o colegiado continuará suas rodadas do Roteiro de Debates, momento pensado para criar pontes entre os conselheiros e setores da sociedade como a academia, especialistas e organizações ligadas à comunicação. O primeiro Roteiro irá abordar o modelo institucional da EBC e as relações com o Governo Federal, além de trazer mais uma vez o tema do rádio para a mesa.

Abordado na primeira parte da 41ª Reunião Ordinária, com a presença dos convidados Carlos Eduardo Esch e Nélia Del Bianco, do Observatório de Radiodifusão Pública da América Latina, e Octavio Pierante, representante do Ministério das Comunicações, o rádio foi analisado sob suas perspectivas futuras no Brasil e na EBC.

Como os aspectos da problemática não foram esgotados, a mesa decidiu continuar a discussão em seu próximo Roteiro. A sugestão é que o debate também discorra sobre a exibição de músicas de concerto na programação das emissoras da EBC e que esteja aberto para a contribuição de organizações sociais, que sugeriram a abordagem do tema ao Conselho em novembro deste ano. (Veja aqui a carta de solicitação).  Para acolher suas contribuições, as Câmaras Temáticas deverão receber os representantes dessas organizações antes do debate no Pleno.

Ainda na agenda de 2013, está previsto o seminário “Conselho Curador da EBC 5 anos: desafios para uma gestão democrática e participativa”. Serão três dias de atividades que servirão como um momento de reflexão e qualificação da atuação do Conselho. Os participantes abordarão temas como o papel dos conselhos no fortalecimento da democracia, as atividades dos conselheiros, entre outros. Na ocasião, os membros do órgão pretendem abrir o debate com a sociedade novamente, dessa vez, para receber opiniões sobre o formato de consulta pública para escolha de novos conselheiros.

Além disso, a mesa propôs a realização de uma Audiência Pública em conjunto com a Comissão Nacional da Verdade, da Casa Civil, que abordaria o tema dos Direitos Humanos na programação dos meios públicos de comunicação.

Para dar prosseguimento às deliberações das últimas Audiências, realizadas em Recife, Marabá e Porto Alegre, os conselheiros se dividiram em grupos de trabalho e elegeram relatores para cada um deles durante a reunião. A ideia é valorizar as sugestões dos participantes e fazer valer a opinião da sociedade frente às políticas que serão implantadas pela EBC futuramente.

Plano de Trabalho EBC
Foram discutidos, ainda, assuntos internos previstos em pauta como o Plano de Trabalho da Empresa para 2013 e a estrutura do Comitê de Programação e Rede, da Diretoria de Jornalismo e da Gerência de Pesquisa da EBC. A Empresa se comprometeu a enviar em tempo hábil para apreciação do Conselho em sua primeira reunião de 2013, que acontecerá no dia 30 de janeiro, a primeira versão do seu Plano de Trabalho e a Política de Parcerias da EBC, já alterada com as ponderações do colegiado.

Estiveram presentes na reunião a presidenta, Ana Fleck, as conselheiras Maria da Penha, Sueli Navarro, Ima Vieira e Ana Veloso e os conselheiros Guilherme Strozi, Paulo Derengoski, Mário Augusto Jakobskind, Daniel Aarão, João Jorge Rodrigues, Murilo César Ramos e Takashi Tome. O diretor-Presidente da EBC, Nelson Breve, o diretor-Geral, Eduardo Castro, a diretora de Jornalismo, Nereide Beirão, o diretor de Produção, Rogério Brandão, e o Diretor Internacional, Otoni Fernandes, também participaram dos debates.

Confira aqui a Galeria de Fotos da Reunião e do Roteiro de Debates realizados em 12 de dezembro.

Faça o download abaixo das apresentações usadas durante o Roteiro de Debates:

Apresentação da professora doutora Nelia Del Bianco, do Observatório de Radiodifusão Pública da América Latina

Apresentação do professor doutor Carlos Eduardo Esch, do Observatório de Radiodifusão Pública da América Latina

Apresentação do diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação de Outorgas do Ministério das Comunicações, Octavio Pieranti

Apresentação do superintendente de Rádio da EBC, Orlando Guilhon

Fonte: Secretaria Executiva do Conselho Curador