X

Digite sua busca e aperte enter

Roteiro de Debates do Conselho aborda a temática de indicadores de audiência, metas e resultados para a Comunicação Pública

  • 15/10/2012 09h32

No próximo dia 17/10 (quarta-feira), o Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) realiza a segunda atividade de seu Roteiro de Debates, dessa vez, para debater o tema de Indicadores da Comunicação Pública. A proposta é que questões como metas e resultados referentes à audiência sejam debatidos à luz dos novos caminhos traçados pela convergência de mídias.

 

Para este debate, pela EBC, estarão presentes o diretor-geral, Eduardo Castro, o superintendente de programação, Walter Silveira, e o gerente de pesquisa, Alberto Adler, que apresentarão os atuais indicadores e métricas de audiência da Empresa e o que se planeja para o futuro.

 

Como debatedores externos, participarão Samuel Possebon, jornalista especializado desde 1995 em comunicações, mestre em políticas de comunicação pela Universidade de Brasília (UnB) e que atualmente é editor da Revista TELETIME; e Carlos Novaes, cientista político e pesquisador especialista em mercado e TV, criador e diretor do Instituto Datanexus. Fará a mediação do debate o conselheiro e professor da UnB, Murilo César Ramos.

 

A questão da audiência, que nunca foi de fácil discussão quando se trata dos veículos públicos, agora com as novas mídias e a convergência também aponta para mudanças no futuro. Antagonizar audiência e qualidade da programação foi muitas vezes o discurso dominante, mas será que estas questões podem andar juntas? Com que indicadores a comunicação pública deve aferir a sua audiência e se ela deve ou não ser balizadora de resultados serão algumas das questões com as quais o Roteiro de Debates do Conselho Curador pretende contribuir.

 

O debate, que está marcado para às 9h, é aberto aos funcionários da Empresa e ao público em geral, e será realizado no Espaço Cultural da sede da EBC em Brasília (Edifício Venâncio 2000 – 1º Subsolo/SCS - quadra 08).

 

Mais debates este ano

O Roteiro de Debates deve contar com mais um evento ainda este ano. Em 12 de dezembro, serão abordadas as perspectivas do Rádio no Brasil.

O Roteiro de Debates foi uma proposta aprovada pelo Conselho Curador em sua reunião realizada em março. Os objetivos centrais da atividade são os de ampliar a formação e o conhecimento dos integrantes do Conselho sobre temas presentes no cotidiano da EBC, além de amplificar o diálogo entre o Conselho, a EBC e a sociedade.

 

Confira abaixo os debates que o Conselho deve realizar no próximo ano.

· O modelo institucional da EBC e relações com o Governo Federal
· A temática dos Direitos Humanos nas mídias da EBC
· A Educação, a Cultura e a Ciência na EBC
· A obra ficcional e a dramaturgia nos conteúdos da EBC
· A dimensão internacional da EBC
· O Jornalismo na EBC