Debate sobre a liberdade de expressão no Brasil e o desmonte da EBC (25/09)

29 de janeiro de 2017

ARTIGO 19 e FNDC promovem debate com relator para a Liberdade de Expressão da Organização dos Estados Americanos (OEA), Edison Lanza, sobre a situação da mídia no Brasil. O desmonte da EBC está entre os temas.

Violência policial em manifestações, processos judiciais contra blogueiros e restrições à comunicação pública são sérias violações à liberdade de expressão que têm, de forma preocupante, crescido no Brasil nos últimos anos.

Para promover uma reflexão sobre o tema, a ARTIGO 19 e o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) organizam em São Paulo, a partir das 19h da próxima segunda-feira (26), o debate A situação da liberdade de expressão no Brasil, com a presença do relator para a Liberdade de Expressão da OEA, Edison Lanza. O evento ocorre na sede do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé (Rua Rego Freitas, 454, conjunto 83 - República - São Paulo/SP).

Lanza falará da situação do Brasil à luz dos últimos relatórios publicados pelo organismo sobre as violações à liberdade de expressão no continente americano. Uma publicação em português com um compilado de todos os capítulos destinados à análise da situação brasileira referentes ao período de 2000 a 2015 será lançada na atividade.

O evento contará também com a participação da AJD - Associação Juízes para a Democracia, que discutirá a relação do Poder Judiciário com a garantia do direito à liberdade de expressão no Brasil.

O desmonte da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) será um dos temas levados ao relator pelas organizações sociais que esperam uma manifestação da OEA em defesa da comunicação pública no Brasil.

Confira o evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/357284301280090/