Conversa Pública discute a EBC (24/09/16)

29 de janeiro de 2017

O ex-presidente da empresa Ricardo Melo, exonerado na última quinta-feira, dia 15/09, e a ex-presidente da empresa Tereza Cruvinel serão entrevistados pela jornalista Marina Amaral sobre o futuro da comunicação pública no Brasil.

Os dois jornalistas irão compartilhar suas experiências com o público, que também participa da entrevista.

Confirme presença aqui

A direção da EBC esteve em constante embate nos últimos meses. Em setembro, após a conclusão do impeachment de Dilma no Senado, o presidente Michel Temer editou a Medida Provisória (MP) 744, alterando o estatuto de criação da EBC e exonerando Melo. Depois, o governo recuou e anulou a demissão.

Ricardo Melo já havia sido exonerado pelo presidente Michel Temer em maio deste ano. Ele voltou à presidência graças a uma liminar Liminar do Supremo Tribunal Federal, que foi cassada no dia 8 de setembro. Uma semana depois um comunicado interno da empresa anunciou que o jornalista Laerte Rimoli assumia, de vez, o comando da empresa.

Ricardo Melo é jornalista, ex-colunista político da Folha de São Paulo, onde atuou também como redator, editor e produtor-executivo da TV Folha. Entre outras funções que exerceu no jornal, também coordenou a integração das plataformas impressas e digitais. Foi chefe de redação do SBT, editor-executivo do Jornal da Globo e editor da revista do Valor Econômico. Melo assumiu o comando da EBC em maio deste ano, quando foi nomeado pela então presidente Dilma Rousseff para um mandato de quatro anos.

Tereza Cruvinel é jornalista há quase 40 anos. Entre as diversas publicações por onde passou, ficou 24 anos no jornal O Globo. Foi presidente da EBC entre 2008 e 2011, onde trabalhou para implantar a TV Brasil, formando a Rede Pública de Televisão com outras emissoras estaduais. Durante o seu mandato a TV Brasil Internacional foi instalada em 68 países. Em 2011 ela passou o seu cargo para o jornalista Nelson Breve, mas só deixou de vez a emissora em 2013, quando passou a ser comentarista de politica da RedeTV! News.

Marina Amaral é jornalista há 32 anos. Vem atuando no jornalismo independente desde 1997. Integrou a equipe criadora da revista Caros Amigos, onde foi repórter e editora. É cofundadora e codiretora da Agência Pública de Jornalismo Investigativo.

O evento começa às 16 horas e é aberto ao público, que pode intervir fazendo perguntas. A Casa Pública fica na Rua Dona Mariana, 81 – Botafogo. A conversa será transmitida também por streaming no canal da Agência Pública no Youtube:

Serviço

Conversa Pública – Comunicação Pública em Jogo

24/09/2016 – 16h

Casa Pública – Rua Dona Mariana, 81

Evento aberto ao público

Convidados: Ricardo Melo, Tereza Cruvinel

Entrevistadora: Mariana Amaral

Página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/713379298814607/