Conselho Curador repudia manifestação racista e pede exoneração de Laerte Rímoli

24 de novembro de 2017

Nós, integrantes do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação - cassado -   repudiamos qualquer tipo de manifestação racista e  não podemos aceitar em silêncio posicionamentos como o manifestado pelo interventor da EBC, Laerte Rimoli, em conteúdo compartilhado na internet contra a atriz Taís Araújo, sua família e consequentemente contra toda sociedade brasileira.

Silenciar diante  do racismo é de alguma forma compactuar com o que foi feito, e desconsiderar o agravante de que este senhor ocupa a presidência da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), mesmo como interventor, já que foi imposto de forma ilegal pelo atual governo no ano passado, em seguida a um golpe parlamentar, midiático e judicial.

Como integrantes do cassado Conselho Curador da EBC entendemos que devemos nos manifestar publicamente contra o que foi divulgado por Laerte Rimoli, que demonstrou total desrespeito ao povo negro, que historicamente vem sendo objeto de inaceitável discriminação no Brasil.

A manifestação racista  de Laerte Rimoli ocorreu exatamente no mês da Consciência Negra, no perfil do presidente da EBC no facebook. Além disso, foi divulgado em horário de seu expediente na conducão da empresa,  em choque com os fundamentos da comunicação pública que tem de ser diversa, inclusiva e plural.

Laerte Rimoli, com seu gesto, mostrou-se avesso a esses fundamentos e não pode continuar no cargo que ocupa, já que descumpre a legislação que regulamenta a EBC. Nós, Conselheiros e Conselheiras, cassados de forma ilegal, seguimos atentos(as) e mobilizados(as), como fazemos agora, para vir a público denunciar o racismo e exigir a exoneraçáo e as providências cabíveis contra o sr. Laerte Rimoli.

Integrantes do Conselho Curador - cassado -  e ex-conselheiros em defesa da EBC

Rita Freire

Mário Augusto Jakobskind

Rosane Bertotti

Daniel Aarão

Guilherme Strozi

Venício Lima

Murilo Ramos

Joel Zito Araújo

Evelin Maciel

Isaías Dias

Ana Veloso