Conselho Curador Cassado pela MP 744 de Temer

21 de dezembro de 2017

Este site é dedicado à memória viva do Conselho Curador da EBC, extinto pela medida provisória 744, tornada Lei do Desmonte da EBC, mas que segue ativo simbolicamente atráves de seus ex-representantes pela sociedade civil, na resistência em defesa da empresa pública. 

O Conselho Curador cassado tornou-se instrumento de vigília no seio da sociedade civil que lutou por ele e pela EBC. É mantido na informalidade por conselheiros e conselheiras não governamentais, onde se incluem integrantes de gestões anteriores, representantes dos trabalhadores, do legislativo e da sociedade civil,  denunciando a gestão governista imposta à EBC e defendendo a retomada do projeto brasileiro de comunicação pública com autonomia e participação social.

 A  luta pela EBC continua.

MEMÓRIA

CONFIRA A DESCRIÇÃO ORIGINAL DO CONSELHO CURADOR, ATÉ SER EXTINTO PELA MP 744

O Conselho Curador existe para zelar pelos princípios e pela autonomia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), impedindo que haja ingerência indevida do Governo e do mercado sobre a programação e gestão da comunicação pública. Além disso, visa representar os anseios da sociedade, em sua diversidade, na aprovação das diretrizes de conteúdo e do plano de trabalho da empresa. Sua existência, como instância de participação social prevista na Lei 11.652/2008, é um critério fundamental para que a EBC seja de fato pública. 

Para garantir que suas decisões sejam tomadas em nome do interesse público, a maior parte de seus membros representa a sociedade civil no colegiado e são escolhidos por meio de consulta pública. O Conselho Curador da EBC é composto por 22 membros: 15 representantes da sociedade civil; quatro do Governo Federal; um da Câmara dos Deputados; um do Senado Federal; e um representante dos trabalhadores da EBC.

Para saber mais, confira a cartilha criada pelo colegiado:  Conheça o Conselho Curador.

Veja também o Regimento Interno do colegiado antes da extinção..

Imagens da home e alto do site são da EBC,  site do Conselho Curador, licenciadas sob a licença Creative Commons, para  livre reprodução para uso não comercial.